Cinema e a criação da identidade nacional na América Latina

Autores

  • Anderson Alves da Rocha Universidade Metodista de São Paulo
  • Zuleika de Paula Bueno Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.24860/comunicologia.v10i1.8089

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre os meios de comunicação de massa e seu potencial de construir realidades, tendo como caso a formação dos Estados Nacionais na América Latina. Para isso serão apresentadas uma revisão teórica e uma pesquisa bibliográfica acerca da utilização das mídias, como o cinema, como este veículo propagador. Posteriormente serão argumentados alguns princípios teóricos da formação do imaginário, por meio dos veículos de comunicação massivos. A intenção desta pesquisa é apresentar um arcabouço teórico e histórico sobre o tema e agregar em discussões que já existem neste tópico.

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Biografia do Autor

Anderson Alves da Rocha, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá e doutorando em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo

Zuleika de Paula Bueno, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente em tempo integral da Universidade Estadual de Maringá, professora dos curso de graduação em Ciências Sociais e da pós graduação (stricto sensu) em Ciências Sociais

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Publicado

2017-06-27

Como Citar

Rocha, A. A. da, & Bueno, Z. de P. (2017). Cinema e a criação da identidade nacional na América Latina. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 10(1), 84-105. https://doi.org/10.24860/comunicologia.v10i1.8089

Edição

Seção

Artigos Livres