A NOVA HIERARQUIA DOS TRATADOS INTERNACIONAIS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA NO DIREITO BRASILEIRO
Resumo
A legislação internacional em matéria tributária resguarda direitos e garantias fundamentais dos contribuintes, evita bitributação e promove a cooperação entre os povos, conforme mandamento constitucional. Esses direitos, contudo, veem-se ameaçados quando o Poder Judiciário nacional, pautado por desatualizado dualismo jurídico, nega cumprimento a tratados sob o pretexto de aplicar legislação ordinária posterior. Durante muito tempo, o Supremo Tribunal Federal entendeu, à revelia do próprio Código Tributário Nacional, que os tratados internacionais em matéria tributária somente prevaleceriam sobre lei ordinária posterior quando constituíssem tratados-contrato, classificação polêmica e desatualizada. Essa jurisprudência, no entanto, tem sido revertida, de modo a se respeitarem os princípios da boa-fé e do pacta sunt servanda. A partir da propagação, no Supremo Tribunal Federal, da teoria do Estado constitucional cooperativo, esse novo entendimento tende a se consolidar cada vez mais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-02-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).