Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Dialogos tem como proposta publicar, em sua seção principal, artigos científicos que descrevam a produção de conhecimentos a partir de pesquisas originais em Extensão Universitária de atores de Instituições de Ensino Superior, da sociedade civil e do Estado, do Brasil e do Exterior, visando sobretudo a divulgação de conhecimento científico e a aproximação entre a Universidade e a Sociedade. 

Todos os artigos devem compartilhar resultados originais de pesquisas científicas em Extensão, como também estar embasados em  referenciais teóricos sobre Extensão Universitária.

A Revista Dialogos manterá em seu escopo uma seção “Espaço Aberto” para publicação de textos de importância significativa no contexto da Extensão Universitária mas que não obedecem aos requisitos básicos para o enquadramento como artigos científicos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Publicação de resultados de pesquisa original, com evidente contribuição para o desenvolvimento da área relacionada à Extensão Universitária, visando a aproximação entre a Universidade e a Sociedade. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Espaço Aberto

Publicação de textos de importância significativa no contexto da Extensão Universitária mas que não obedecem aos requisitos básicos para o enquadramento como artigos científicos. Pode incluir resenhas críticas de livros, relatos de experiências e textos contendo informações sobre políticas institucionais e conceitos de Extensão Universitária.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados (Consultores ad hoc) e do Conselho Editorial, cabendo a estes a decisão final de publicação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Revista Dialogos

A Revista Dialogos foi criada em 2002, inicialmente com a finalidade de divulgar projetos e ações promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Católica de Brasília. Com este escopo publicou suas primeiras 8 edições. A partir de agosto de 2008 o periódico mudou sua linha editorial instituindo mudanças significativas visando a ampliar seu foco de ação para melhor contribuir com a divulgação do conhecimento acadêmico e científico que é produzido “sobre” e “por meio” da Extensão Universitária. Com isto, a Revista Dialogos passou a ser, no cenário nacional brasileiro, um efetivo espaço de diálogo com a academia presente no sistema de ensino superior, seja por meio da publicação de artigos, políticas e projetos de pesquisadores e instituições de diferentes áreas do conhecimento, seja por meio da cobertura de eventos significativos para a educação superior no Brasil.

 

Conselho Editorial

Dra. Janete Cardoso Santos

– Editora chefe

Dr. Joadir Antônio Foresti

- Editor Gerente

Esp. Polyanna Monteiro Queiroz Couto (Analista Responsável)

- Editor Gerente 


Editores de Seção:

Dr. Célio da Cunha - UNESCO / Brasil 

MSc. Fernanda Vasques Ferreira - Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Dr. Ivar César Oliveira de Vasconcelos - Universidade Católica de Brasília / Universidade Paulista

Dra. Janete Cardoso dos Santos - Universidade Católica de Brasília

Dr. Joadir Antônio Foresti - Universidade Católica de Brasília

Dr. Jorge Hamilton Sampaio - Universidade Católica de Brasília

Dra. Luciane Pinho de Almeida - Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande

Dr. Luiz Síveres - Universidade Católica de Brasília

MSc. Marcelli Alves - Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Dra. Sandra de Faria - Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO

Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / CONAE-MEC

Dra. Silvia Leonor Agüero - Universidad Nacional de Tucumán - Argentina