Do lúdico ao intercultural: uma proposta de aprendizagem da língua francesa por meio da interculturalidade

Autores

  • Maria Lucia Silva Mourão
  • Jussara Souza Almeida
  • Maria da Cruz de Sousa Santos

Resumo

Este artigo consiste em apresentar as experiências do ensino da língua francesa com crianças em comunidades populares nas quais são oferecidas oficinas lúdicas com enfoque intercultural. O projeto tem o objetivo de proporcionar ao público algo além de um aprendizado do Francês como língua estrangeira, mas também a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos do público em relação ao mundo globalizado. Com isso, fazer as crianças perceberem que é possível, mesmo com um pequeno vocabulário, interagir e trocar experiência com uma cultura diferente da nossa. A metodologia engloba atividades interculturais com o aprendizado da língua e um intermédio entre as culturas de expressão francesa. A interação é feita através de e-mails e cartas e as atividades desenvolvidas na comunidade contam com o auxílio de atividades lúdicas, músicas e jogos. A criança tendo consciência da sua realidade fica mais fácil entender a realidade do outro, e, assim, promover a interculturalidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads