O terreiro lá de casa: reconhecimento de bens culturais e bons encontros na comunidade
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência em projeto de extensão universitária, com o objetivo de desenvolver intercâmbio cultural entre alunos migrantes, ingressos na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, e moradores do Morro Monte Serrat, no município de Santos, SP, migrantes nordestinos de dois municípios do estado do Ceará. Para tanto, foram constituídos grupos de rodas de conversas, oficinas e atividades culturais entre os moradores e os alunos ingressantes dos cursos da UNIFESP – BS. Foram desenvolvidas atividades de identificação das culturas de origem dos alunos universitários e das famílias moradoras do morro; estudo dos hábitos alimentares e das festas populares; ampliação da recepção dos alunos novos para além dos espaços da Universidade; busca pelo conhecimento dos valores regionais tradicionais; além da promoção das diversas culturas por meio de eventos na comunidade, no topo do morro. O trabalho permitiu vivenciar uma aproximação entre a cultura popular e o universo acadêmico, favorecendo as trocas culturais entre a cidade e as diferentes regiões do Brasil representadas pelos participantes do projeto.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).