LIGAÇÕES ESQUECIDAS: REQUISITOS PARA UMA PEDAGOGIA SOCIAL LATINO-AMERICANA
Resumo
O título deste ensaio é inspirado num dos livros de Klaus Mollenhauer, uma das referências internacionais em Pedagogia Social. No livro Vergessene Zusammenhänge: Über Kultur und Erziehung (Ligações esquecidas: sobre cultura e educação) o autor argumenta que toda educação implica, por um lado, alargamento e enriquecimento por outro lado estreitamento e empobrecimento. O fato de a pedagogia haver se tornado um campo disciplinar próprio tende a promover o esquecimento de que a educação está vinculada com o sistema social, com as formas de vida desenvolvidas por determinadas culturas e com a organização econômica e política. A contribuição da pedagogia poderia estar em inserir com mais força as suas problematizações na conjuntura social e cultural. A partir deste pressuposto, e em diálogo com Mollenhauer e outros autores, busco traçar alguns requisitos para a pedagogia social na América Latina: a sociedade como campo de ação pedagógica; a educação popular como perspectiva teórico-metodológica; a formação técnico-profissional baseada numa atitude inquiridora da realidade social e cultural das pessoas e dos grupos.
PALAVRAS-CHAVE: pedagogia social; educação popular; teoria pedagógica; Klaus Mollenhauer.
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