O LÚDICO COMO ESTÍMULO À LEITURA E À ESCRITA UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO ALMANAQUE

Autores

  • Marielle Rizzo Muniz Universidade Católica Dom BoscoO LÚDICO COMO ESTÍMULO À LEITURA E À ESCRITA UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO ALMANAQUE

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o Projeto de Extensão Almanaque, da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, o qual trabalha com o incentivo à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas com crianças, do Ensino Infantil e Fundamental, trabalhando várias áreas do conhecimento, em escolas públicas e particulares de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. O estudo destaca a importância da leitura e da escrita para a formação das crianças e dos jovens e mostra a atividade lúdica como um ato positivo a ser adotado pelas escolas para transmitir conhecimento. O Almanaque desenvolve atividades diversas como, por exemplo, jogos, brincadeiras, teatro, música e, é claro, promovem-se momentos de leitura e interpretação de textos, a partir da leitura de histórias em quadrinhos, histórias curtas, contos, lendas, etc. A intenção é levar o texto escrito até crianças e jovens, transformando o momento de leitura em aprendizagem para vida, além de garantir a liberdade necessária para que sejam crianças por excelência, brincantes, e que a leitura seja por prazer e não por imposição. Além disso, este trabalho faz uma reflexão sobre a importância da extensão universitária na preparação e formação de futuros profissionais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielle Rizzo Muniz, Universidade Católica Dom BoscoO LÚDICO COMO ESTÍMULO À LEITURA E À ESCRITA UM ESTUDO SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO ALMANAQUE

Graduada em Letras pela UCDB/MS e Graduanda de Pós Graduação pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos