QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Resumo
Este Plano de Extensão, da PUC-Campinas aplicado nas comunidades no bairro Campo Grande-Campinas, SP tem como objetivo contribuir para a qualificação profissional de pessoas desempregadas e/ou empregadas na faixa etária de 18 a 65 anos. Inclui-se a relevância da participação de alunos de diversas engenharias tornando viável a conscientização e socialização do trabalho da construção civil no desenvolvimento do projeto. A metodologia que se utiliza é a realização de oficinas teóricas e práticas nos Laboratórios de Tecnologia de Hidráulica, Estruturas, Mecânica de Solos, Meio Ambiente e Informática disponibilizada pela Universidade, ou na própria Comunidade. da PUC Campinas. Como recursos pedagógicos são realizadas visitas técnicas a Canteiros de Obras de empresas, palestras, quizes, cartilhas, oficinas e leituras de projetos específicos da área com avaliações sistematizadas pelos trabalhadores participantes, alunos e professor orientador. A interatividade deste trabalho, nos anos de 2013/14, constatou que, ao aplicarem programas de treinamentos para qualificação profissional, apresentou melhor desempenho nos trabalhos e serviços incentivando a administração e a reinserção destes trabalhadores ao corpo de funcionários das empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).