Entrevista: Cresce pesquisa em educomunicação no Brasil: para se ter comunicação de qualidade é preciso ter participação
Resumo
Ismar de Oliveira Soares é professor titular sênior da Universidade de São Paulo, bacharel em Geografia e Licenciado em História. Jornalista, graduado pela Faculdade Cásper Líbero, mestre e doutor Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Marquette University Milwaukee WI, USA. Com vasta experiência de pesquisa e práticas em educomunicação, Ismar de Oliveira Soares promoveu o projeto Educom TV e Educom Rádio em São Paulo, além do Educom Rádio Centro-Oeste nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O pesquisador preside o grupo Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom).
Em entrevista concedida ao grupo de pesquisa Acessibilidade, cidadania e cultura midiática: desafios para a educomunicação financiado pela FAP-DF na Universidade Católica de Brasília, Ismar destacou o importante papel que a nova geração tem frente a movimentos de contestação no Brasil, bem como a necessidade de que mais pesquisadores se envolvam com o tema, buscando, além da pesquisa, as experiências e a divulgação do conhecimento científico em educomunicação. Sobre a perspectiva de ampliação da cidadania, Ismar de Oliveira Soares considera o rádio um meio de comunicação educativo por excelência e retomou a origem do rádio no Brasil para fundamentar sua afirmação que tem embasamento, também, nas experiências realizadas e acompanhadas pelo pesquisador.
Ismar de Oliveira Soares afirmou que o cenário da pesquisa em educomunicação no Brasil está em efervescência e que a mídia de qualidade é aquela em que há participação. Segundo ele, são as crianças e os jovens que têm um potencial de produção e transformação na sociedade a partir de experiências midiáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).