Extensão, educação e deslocamentos populacionais contemporâneas: experiências do Projeto SER+ na ambientação em língua portuguesa para migrantes e refugiados radicados na região de Taguatinga e adjacências

Autores

  • Danilo Borges Dias Universidade Católica de Brasília
  • Rebeca Soares da Paz de Siqueira

Resumo

A presente proposta pretende discutir extensão universitária, educação e os deslocamentos populacionais internacionais contemporâneos direcionados para o Distrito Federal. Especificamente será feita a apresentação do Projeto SER+ e suas ações envolvendo estudantes de graduação e migrantes radicados em Taguatinga para relatar as experiências e vivências de socialização de saberes com vistas à ambientação em língua portuguesa. Botomé (1996), Síveres (2013) e Freire (1999) darão o suporte teórico necessário. Para as análises que seguem. Os resultados preliminares destacam que as conexões envolvendo extensão, educação e migração possuem fortes lações e estão cada vez mais evidentes na realidade do Distrito federal e da região de Taguatinga. Os benefícios da articulação dessa tríade, por meio do Projeto SER+, privilegia a formação acadêmica dos estudantes que participam do Projeto e, ainda, auxiliam os migrantes radicados nos arredores da Universidade Católica de Brasília na ambientação em língua portuguesa, preparando-os para os desafios gerais da vida em um novo país.

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Publicado

2017-08-03

Edição

Seção

Artigos