De estudante a professor: contribuições do Projeto Rondon no exercício da docência

Autores

  • Valícia Ferreira Gomes
  • Danielle Sousa da Silva

Resumo

A participação nas Operações do Projeto Rondon organizado pelo Ministério da Defesa constitui um dos mecanismos de formação acadêmica em parceria com as Instituições de Ensino Superior que fomentam mecanismos de aprendizagem, desenvolvimento e qualificação profissional em consonância com as demandas sociais, culturais, educacionais e científicas do nosso país. O presente relato de experiência se propõe a discutir a importância do exercício da docência imbuído de experiências fomentadas por atividades de extensão universitária desde a graduação, tal como as Operações do Projeto Rondon. Este artigo constitui o relato de experiências de duas autoras, atualmente professoras da Universidade Católica de Brasília (UCB), que participaram, pela primeira vez, das Operações do Projeto Rondon na condição de estudantes de graduação e, notadamente, após anos de formação acadêmica, consolidaram a participação na função de docentes de Ensino Superior. Observa-se, mediante os relatos apresentados, que a participação no Projeto Rondon compreende uma experiência acadêmica capaz de promover uma formação científica e profissional atrelada ao exercício da cidadania e do desenvolvimento cultural e sustentável, aspectos estes que devem iniciar ao longo da graduação e confluir na atividade docente.

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Biografia do Autor

Valícia Ferreira Gomes

Docente da Universidade Católica de Brasília - UCB

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Publicado

2018-02-08

Edição

Seção

Artigos