O Projeto Rondon e a integração entre aprendizagem e interdisciplinaridade: Operação Itacaiúnas e ampliação do conhecimento entre estudantes de medicina e enfermagem
Resumo
O objetivo deste trabalho é resultado de uma análise da experiência no Projeto Rondon, um projeto de extensão que integra instituições de Ensino Superior de todo o país. Trata-se de um relato da importância da extensão universitária como formadora do processo de aprendizagem na universidade, ampliando o currículo de estudantes de Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde. A abordagem
do relato tem como base os preceitos que constroem a interação entre a universidade e a sociedade, com a exemplificação de uma ação que concretiza o compromisso social da universidade, sobre a dimensão social que o ensino pode gerar, por meio do que se denomina extensão universitária. A Operação Itacaiúnas foi o cenário de aprendizagem. Para demonstrar a interação entre estudantes e comunidade como estratégia de engrandecimento de saberes, a metodologia envolveu a descrição da construção do projeto que foi empregado nas comunidades do sul do estado do Pará e norte de Tocantins, assim como a conformação do grupo, o processo de construção das ações programadas e das atividades que surgiram durante todo o processo. Os resultados das ações demonstraram que a experiência de intercâmbio com as comunidades locais engrandeceu a base curricular e estimulou a interdisciplinaridade muito além da área de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).