O Projeto Rondon e a integração entre aprendizagem e interdisciplinaridade: Operação Itacaiúnas e ampliação do conhecimento entre estudantes de medicina e enfermagem

Autores

  • Ananda dos Santos Conde
  • Marta Rodrigues de Carvalho
  • Melina Mafra Toledo
  • Sarah Lemos Araújo

Resumo

O objetivo deste trabalho é resultado de uma análise da experiência no Projeto Rondon, um projeto de extensão que integra instituições de Ensino Superior de todo o país. Trata-se de um relato da importância da extensão universitária como formadora do processo de aprendizagem na universidade, ampliando o currículo de estudantes de Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde. A abordagem
do relato tem como base os preceitos que constroem a interação entre a universidade e a sociedade, com a exemplificação de uma ação que concretiza o compromisso social da universidade, sobre a dimensão social que o ensino pode gerar, por meio do que se denomina extensão universitária. A Operação Itacaiúnas foi o cenário de aprendizagem. Para demonstrar a interação entre estudantes e comunidade como estratégia de engrandecimento de saberes, a metodologia envolveu a descrição da construção do projeto que foi empregado nas comunidades do sul do estado do Pará e norte de Tocantins, assim como a conformação do grupo, o processo de construção das ações programadas e das atividades que surgiram durante todo o processo. Os resultados das ações demonstraram que a experiência de intercâmbio com as comunidades locais engrandeceu a base curricular e estimulou a interdisciplinaridade muito além da área de saúde.

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Publicado

2018-02-08

Edição

Seção

Artigos