A força do local na educação da liquidez: a experiência do Projeto Rondon

Autores

  • Ricardo Spindola Mariz Universidade Católica de Brasília
  • Fabiana Nunes de Carvalho Mariz

Resumo

O presente artigo versa sobre os desafios da educação contemporânea, marcadamente impulsionada e pressionada pela lógica da simultaneidade e liquidez (BAUMAN, 2008) e algumas possíveis respostas para esses dilemas a partir da experiência do Projeto Rondon, em especial, sua capacidade de proporcionar um deslocamento político-pedagógico dos alunos, professores e cursos envolvidos. Num momento em que vivemos um elogio ao global e das grandes escalas, a experiência do Projeto Rondon nos chama atenção para força e riqueza do local, do enraizamento, dos nomes e das histórias pessoais. A partir desse propósito, o artigo foi estruturado em duas partes: na primeira, caracteriza-se brevemente o momento contemporâneo e suas consequências para o campo da educação e, no segundo momento, a partir de algumas características do Projeto Rondon, discute-se algumas possíveis saídas para as encruzilhadas do nosso tempo.

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Biografia do Autor

Ricardo Spindola Mariz, Universidade Católica de Brasília

Docente da Universidade Católica de Brasília - UCB

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Publicado

2018-02-08

Edição

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Artigos