A ABORDAGEM DOS DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31501/repats.v5i2.10303Resumo
No ano de 2018, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 70 anos. A DUDH representou o primeiro passo no consenso internacional sobre os direitos do indivíduo e preservação de sua dignidade. Uma mudança de paradigma nas relações internacionais, dado que o foco do direito público internacional se volta para a pessoa, e não para o Estado. Assim, desde a sua proposição, muitos avanços podem ser percebidos no leque dos direitos elencados, incluindo a área da educação. Nesse sentido, o presente artigo pretende explorar a inclusão do tema dos direitos humanos no ensino das Relações Internacionais no Brasil, observando que tal orientação está presente tanto nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, aprovadas em 2012, quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Relações Internacionais, aprovadas em 2017. Nota-se que as orientações elencadas nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos dispõem sobre a inclusão dessa temática nos sistemas de ensino e instituições educativas, tanto de forma transversal como disciplinar, ou de modo misto. Igualmente, as DCNs para os cursos de Relações Internacionais, recentemente aprovadas, incluem conhecimentos e práticas em direitos humanos tanto no seu eixo de formação estruturante, como no seu eixo de formação complementar. Assim, a partir desse contexto, o presente trabalho pretende construir o Estado da Arte sobre a abordagem dos direitos humanos no ensino de Relações Internacionais no Brasil, considerando a produção acadêmica de duas bases de dados: (i) SciELO - Scientific Eletronic Labrary Online e (ii) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTB). Acredita-se que a composição do referido Estado da Arte lance luz sobre o panorama da produção acadêmica no período de 2012 a 2017, na temática em discussão, permitindo sinalizar avanços no cumprimento dos compromissos assumidos a partir da DUDH, notadamente na área do ensino em direitos humanos.