O DESEMPREGO E O AUTOATENDIMENTO NO SETOR BANCÁRIO: ENTRE O BIOPODER E A BIOPOLÍTICA

Autores

  • Jefferson Aparecido Dias UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA
  • Emerson Ademir Borges de Oliveira UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.31501/repats.v4i2.8517

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar se a adoção de biopoderes, que incentivam o autoatendimento no setor bancário, pode resultar em desemprego no setor e, em contrapartida, se a adoção da biopolítica poderia ser uma resposta adequada em busca de um desenvolvimento econômico mais justo. É certo que, com o término do poder soberano, a lei, a despeito de manter a sua importância, passou a concorrer com dispositivos de segurança que incentivam as pessoas a adotarem ou não certas posturas. Neste aspecto, o incentivo ao autoatendimento no setor bancário é uma realidade, o que tem provocado o fechamento de postos de trabalho no setor. Diante desse quadro, faz-se necessária uma reação que, baseada na biopolítica, permita às pessoas desenvolver suas potencialidades e se apropriar de parte dos resultados positivos gerados por suas atitudes. Neste sentido, a adoção do cooperativismo de crédito pode ser uma opção, pois permite aos trabalhadores ser, efetivamente, empresários de si e, com isso, gerar desenvolvimento econômico para sua comunidade. A pesquisa se vale de dados estatísticos e de suporte bibliográfico e legal. O método em que se desenvolve é indutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Aparecido Dias, UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Procurador da República em Marília (SP). Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR (Universidade de Marília). E-mail: jeffersondias@unimar.br.

Emerson Ademir Borges de Oliveira, UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Professor da Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR (Universidade de Marília). Advogado. E-mail: emerson@unimar.br.

Downloads

Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos