O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO TERCEIRO SETOR NA ATUALIDADE

Júlio Edstron Secundino Santos, José Eduardo Sabo Paes, Maurício Dalri Timm do Valle

Resumo


Este artigo pretende demonstrar a relevância do Terceiro setor na atualidade brasileira, com a utilização da revisão bibliográfica, estudo de casos e análise de pesquisas quantitativas e qualitativas, sobre entidades sociais, tanto no cenário interno, quanto internacional. Assim, constatou-se que o Terceiro Setor é um fenômeno presente na atualidade, que surgiu dos constantes atritos entre o Estado e o mercado. Na atualidade brasileira as entidades sociais desenvolvem importantes serviços públicos essenciais nas áreas de saúde, educação e assistência social, contando com participação e reconhecimento da Administração Pública e dos particulares, tanto pessoas naturais, quanto jurídicas, que incentivam o Terceiro Setor com doações, tanto com uma legislação favorável a sua utilização, quanto com a aplicação de recursos financeiros, tal como demonstram pesquisas quantitativas nacionais e internacionais.

 

Palavras chave: Terceiro Setor, Administração Pública, democracia

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DOI: http://dx.doi.org/10.31501/repats.v4i2.8863