EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DA APAE DE SERRA TALHADA-PE

Autores

  • Talita de Souza Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Helaine Cristine Carneiro dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Arthur William Pereira da Silva Universidade Potiguar - UNP
  • Maria Viviane Miguel Cassiano Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Alisson Danilo Silvestre de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.31501/repats.v5i1.9741

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar e descrever as formas de captação de recursos financeiros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Serra Talhada -PE. A posição epistemológica utilizada nesta pesquisa foi a interpretativista. A pesquisa tem enfoque qualitativo, o que conjectura uma metodologia própria. O fenômeno estudado nesta pesquisa é o empreendedorismo social, e o objeto de estudo são as estratégias de captação de recursos financeiros de uma organização não governamental. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de Serra Talhada-PE, localizada no centro da cidade e de sede própria. A análise dos dados evidenciou que de acordo com o diretor da instituição existem diversas fontes de captação de recursos: Sócio; Empresa amiga; Padrinho/Madrinha; Campanhas de Arrecadação de Fundos; Voluntariado/ Prestação de Serviços; Federação Nacional. Com a análise dos dados pode-se constatar que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada - PE possui uma administração organizada e transparente, contendo profissionais dedicados, que realizam trabalhos importantes para a comunidade. A satisfação e o comprometimento destas pessoas com a causa social é outro ponto a ressaltar. Através da pesquisa pode-se verificar que a captação dos recursos é bastante diversificada atingindo todas as esferas sociais, onde qualquer indivíduo tem a oportunidade de colaborar, seja de modo financeiro ou através da prestação de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita de Souza Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST).

Helaine Cristine Carneiro dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestra em administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduada em administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do curso de Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar - UNP

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Potiguar (UNP); Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Professor e coordenador do curso de Logística da Faculdade de Ensino Integrado Associação Solidária de Líderes de Mossoró (FASLIM).

Maria Viviane Miguel Cassiano Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduanda do curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST).

Alisson Danilo Silvestre de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduando do curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST).

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

Artigos