TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO DAS REALIZAÇÕES, NECESSIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Ana Paula Regis de Souza Pinho Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.31501/repats.v5i1.9787

Resumo

O presente estudo teve como proposta uma abordagem sobre as definições e conceitos das seguintes palavras chaves: trabalho, inclusão e educação. Teve como foco responder a seguinte questão inquietante: até que ponto as políticas sociais estão proporcionando ao cidadão portador de necessidades especiais uma vida digna. Para abordar o tema trabalho e sua relevância, foi fundamental um retrospecto, mesmo em rápido exame, do ambiente político-social da gênese da história do trabalho, passando pelas primeiras décadas do regime republicano, período que deu origem as leis do trabalho e finalmente à chegada do cenário atual. Tal resgate possibilitou uma reflexão sobre os desafios e necessidades da inclusão social e a compreensão da importância que a educação representa nos direitos do cidadão com deficiência. Procurou-se discutir a relevância e os efeitos da inserção dos deficientes no âmbito educacional, através de uma educação inclusiva. Finalmente, foi analisada a evolução de alguns aspectos que trouxeram ou trarão benefícios ao cidadão deficiente.

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Biografia do Autor

Ana Paula Regis de Souza Pinho, Estácio de Sá

possui graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá (2007) , especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2015) e mestrado-profissionalizante em Dirección y Gestión de los Sistemas de Seguridad S pela Universidad de Alcalá (2015) . Tem experiência na área de Administração.

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Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

Artigos