Gestão do conhecimento, curadoria e produção de conteúdo para a educação a distância: relações conceituais

Daiana Garibaldi da Rocha, Luís Borges Gouveia

Resumo


O presente artigo trata-se do estado da arte com base em três conceitos: gestão do conhecimento, curadoria e produção de conteúdo para educação a distância. Realizou-se a busca da literatura nas bases de dados, b-on, RCAAP e Capes –, sendo os dois primeiros repositórios europeus e o último brasileiro, no período de 15 anos (2004-2019). As teses, disserta-ções e os artigos foram realizados em mais de 15 programas de pós-graduação, especificamente, programas da área de Edu-cação, Ciência da Informação e Computação, Gestão do Conhecimento e Comunicação. O objetivo deste artigo é descrever e relacionar as principais definições e deslocamentos que emergiram no que se refere à abordagem dessas três temáticas no período investigado, por meio do estudo das pesquisas que foram propostas e dos seus respectivos resultados. Com base nessa análise, objetivamos identificar lacunas de investigação e, se possível, indicar e levantar novas questões de pesquisa relevantes para investigações futuras, assim como relacionar estes três importantes conceitos a educação a distância. Apesar de inúmeros estudos sobre os assuntos, não foi identificada pesquisas que relacionam as três temáticas, sendo as práticas de curadoria a menos relacionada entre os dois outros temas. Os resultados apontam uma relação entre os conceitos focados para a educação a distância a partir de 2011, se intensificando após o ano de 2014.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Curadoria; Produção de conteúdo; Educação a distância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31501/rgcti.v2i1.10682