Gestão do conhecimento, curadoria e produção de conteúdo para a educação a distância: relações conceituais

Autores

  • Daiana Garibaldi da Rocha Universidade Fernando Pessoa
  • Luís Borges Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.31501/rgcti.v2i1.10682

Resumo

O presente artigo trata-se do estado da arte com base em três conceitos: gestão do conhecimento, curadoria e produção de conteúdo para educação a distância. Realizou-se a busca da literatura nas bases de dados, b-on, RCAAP e Capes –, sendo os dois primeiros repositórios europeus e o último brasileiro, no período de 15 anos (2004-2019). As teses, disserta-ções e os artigos foram realizados em mais de 15 programas de pós-graduação, especificamente, programas da área de Edu-cação, Ciência da Informação e Computação, Gestão do Conhecimento e Comunicação. O objetivo deste artigo é descrever e relacionar as principais definições e deslocamentos que emergiram no que se refere à abordagem dessas três temáticas no período investigado, por meio do estudo das pesquisas que foram propostas e dos seus respectivos resultados. Com base nessa análise, objetivamos identificar lacunas de investigação e, se possível, indicar e levantar novas questões de pesquisa relevantes para investigações futuras, assim como relacionar estes três importantes conceitos a educação a distância. Apesar de inúmeros estudos sobre os assuntos, não foi identificada pesquisas que relacionam as três temáticas, sendo as práticas de curadoria a menos relacionada entre os dois outros temas. Os resultados apontam uma relação entre os conceitos focados para a educação a distância a partir de 2011, se intensificando após o ano de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Garibaldi da Rocha, Universidade Fernando Pessoa

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto - Portugal), Mestre em Educação pela ULBRA (2014), Especialista em Gestão Educacional pela PUC-RS (2011) e Pedagoga com Habilitação em Educação Infantil, Séries Iniciais, Orientação Educacional e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela ULBRA (2009). Tem experiência com Educação a Distância, Educação Infantil, Orientação Educacional/Profissional e Assessoria Pedagógica. Faz parte do Conselho Editorial do Portal Desafios da Educação. Atualmente é professora da Educação a Distância nos cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais da ULBRA e Gerente de produção de conteúdo EAD no Grupo A Educação - SAGAH.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Rocha, D. G. da, & Gouveia, L. B. (2018). Gestão do conhecimento, curadoria e produção de conteúdo para a educação a distância: relações conceituais. Revista Gestão Do Conhecimento E Tecnologia Da Informação, 2(1), 14-24. https://doi.org/10.31501/rgcti.v2i1.10682

Edição

Seção

Artigos