O papel da liderança no desenvolvimento da transformação e transição digital em empresas tradicionais

Autores

  • Wendell Mauricio de Lima Queiroz Centro Universitário IESB-DF
  • Helga Cristina Hedler Centro Universitário IESB - DF
  • José Gaspar Nayme Novelli

DOI:

https://doi.org/10.31501/rgcti.v4i1.11338

Resumo

O presente artigo aborda o atual desafio das organizações para se adaptarem e internalizarem os fatores que envolvem a chamada ¨transformação digital” e a implementação da “cultura digital”. No centro desta jornada está o líder, mais especificamente o c-level e diretores que possuem o papel de liderar este movimento nas suas organizações e junto aos seus liderados, parceiros, acionistas e sociedade. A estratégia analítica utilizada foi a apresentação de conceitos dos temas propostos, bem como uma análise quantitativa dos resultados e limitações encontradas em uma seleção de artigos de publicação dos últimos cinco anos acerca do tema. As conclusões e limitações, possuem o intuito de apoiar acadêmicos e gestores na missão de transformar as organizações e também auxiliar no alcance de novos níveis de desem-penho e diferenciação requeridos pelos novos desafios da competividade e gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Mauricio de Lima Queiroz, Centro Universitário IESB-DF

Cursando Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações - IESB/DF. Admiinistrador de Empresas e Pos Graduação em MBA em Finanças pela UCB-DF. Atualmente ocupa a posição de Diretor Centro Corporativo Grupo Brasal - Brasília DF

Helga Cristina Hedler, Centro Universitário IESB - DF

raduada em Psicologia (UFPA, 1999), Bacharel em Psicologia (UFPA, 1997), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília em 2002 e o doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO/UNB) em 2007. Professora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília, no Mestrado em Governança Tecnologia e Inovação e profa do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, no Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações. Temas de interesse de pesquisa: comportamento organizacional, cultura organizacional, gestão de pessoas e governança.

Downloads

Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos