Conhecimento, Educação, Sociedade

Autores

  • Mariza Vieira da Silva UCB

Resumo

Neste artigo, parte de um projeto de pesquisa mais amplo, discutimos a relação Ciência X Educação, uma vez que educar cientificamente as sociedades coloca-se como o grande desafio do mundo moderno. Trabalhamos a hipótese de que a Ciência, ou melhor, determinada concepção de ciência, é um instrumento crucial de civilização do século XXI, em que se (re)atualiza uma memória discursiva: a da “falta de”, da “incapacidade de”, da “dificuldade em”, por parte do grande público, em relação à compreensão da ciência, a ser (desde sempre) preenchida pela educação formal e não-formal, e a de que há uma minoria que detém esse domínio de saber, uma minoria que irá mudar o mundo (mas não a base do mundo) quando conseguir levar a todos aquilo que lhes falta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Vieira da Silva, UCB

Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, integrante do projeto de cooperação internacional CAPES/COFECUB denominado História das Idéias Lingüísticas no Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq/UCB “Estudos Discursivos”; professora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2008-01-31

Edição

Seção

Artigos