Significados do discurso e identidade de angolanos em ambiente virtual de aprendizagem

Christine Maria Soares de Carvalho, Elizabeth de França do Nascimento Augusto

Resumo


Este artigo apresenta um estudo da construção discursiva das identidades de estudantes Angolanos em textos produzidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), do Projeto de Extensão “Curso de Leitura e Produção de Textos para Angolanos”, da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo deste trabalho é analisar as identidades dos Angolanos com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Critica (ADC) de Fairclough (2001 e 2003) e nos estudos das Ciências Sociais sobre identidade e diferença de Hall (1992) e Silva (2000). Na análise de dados utilizamos os conceitos de significados do discurso: acional, representacional e identificacional, em uma relação interdisciplinar da ADC com as Ciências sociais. Os resultados apontam que a construção discursiva da identidade se dá pela diferença, e permite a compreensão do discurso como forma de prática social e mudança social.

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Revista de Letras - ISSN 1982-842X

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