O resgate dos jogos populares na cultura corporal da Educação Física Escolar

Autores

  • Emanuelle Santos Camelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC)
  • Vanessa Rodrigues de Sá Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC)
  • Fabiana Cristina G. Martins Goulart Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC)

Resumo

O estudo apresenta o conceito da Educação Física, as suas propostas pedagógicas no âmbito escolar e a predominância do esporte como uma metodologia redundante a espera de novas abordagens, como é o caso dos jogos populares. O artigo objetiva compreender a importância do resgate dos jogos populares na cultura corporal da Educação Física escolar. Esse estudo foi elaborado a partir de uma revisão da literatura por meio de pesquisas e análises textuais interpretativas nas bases de dados bibliográficos como sites, documentários e artigos científicos relacionados ao tema. Os jogos populares mostram-se como um relevante instrumento pedagógico, pois, podem desenvolver distintas capacidades e instigar a curiosidade, a criatividade, a interação, a cooperação, a expressão, os sentimentos e as emoções.

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Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos da Educação Física