Formação Continuada em Serviço de Professores de Educação Física e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Eriques Piccolo Becker, Ana Nathalia Almeida Callai, Rosalvo Luis Sawitzki

Resumo


O presente estudo buscou analisar o processo de Formação Continuada em Serviço (FCS) de Professores (as) Supervisores (as) (PS) em decorrência do subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Educação Física. Com caráter qualitativo, a pesquisa se utilizou de questionários que foram entregues aos PS, no intuito de compreender a visão dos mesmos acerca do assunto. Os resultados do estudo perpassam cinco categorias: conceito de Formação Continuada (FC), importância de FC para a prática pedagógica, FC x FI , importância do PIBID e os motivos que levam a busca de FC. Com a pesquisa concluída, podemos compreender que a FCS é um importante componente da carreira docente, pois é com ela que os professores (as) tem a oportunidade de atender as novas demandas pessoais e de seus alunos que surgem a todo momento.

Palavras-chave


Formação Continuada; Professores; Educação Física; Docência; PIBID.

Texto completo:

PDF