A participação ativa da família nos atendimentos de estimulação precoce em crianças de zero a seis anos evidencia benefícios positivos: uma revisão sistemática

Autores

  • Diego Soares Souza Universidade Católica de Brasília http://orcid.org/0000-0002-0705-3792
  • Julianna Mendes de Matos Souza Universidade Católica de Brasília
  • Silvana Carolina Fürstenau dos Santos Universidade Católica de Brasília

Resumo

A estimulação precoce visa um melhor desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade, e tem por finalidade promover a evolução das funções cognitivas e motoras, por meio de ações diversas. A participação ativa da família tem um papel fundamental durante processo de execução dos atendimentos. O objetivo do estudo é identificar os benefícios da participação ativa da família nas atividades de estimulação precoce a fim de legitimar um desenvolvimento saudável, por meio de uma revisão sistemática, em que foram incluídos sete estudos. Com isso, foi possível observar que o envolvimento da família com o programa de estimulação precoce apresenta um impacto positivo sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Ademais, com o estudo espera-se que seja ampliada a discussão sobre a importância do envolvimento da família na estimulação precoce, já que, são poucas as pesquisas que têm investigado sobre a participação intensa da família nesses programas

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Biografia do Autor

Diego Soares Souza, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduação (Lato-sensu) em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2013) e Pós-graduação (Stricto-sensu) em Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (Cursando). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Distrito Federal e professor convidado na faculdade Mauá no curso de Educação Física em Goiânia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, educação, pedagogia dos jogos coletivos, natação, psicomotricidade, antropologia (estudo do corpo) e biomecânica.

Julianna Mendes de Matos Souza, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2009). Especialização em Orientação Educacional pela Facibra (2013). Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2015). Mestranda em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2019). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação Especial e Educação Precoce.

Silvana Carolina Fürstenau dos Santos, Universidade Católica de Brasília

Cursa Doutorado em Educação Física, pela Universidade Católica de Brasília - UCB, bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Educação Física - UCB. Especialista em Psicopedagogia;Pedagogia Empresarial; Gestão e Orientação Educacional; Docência do Ensino Superior, Profissional e Tecnológico. Licenciada em Educação Física e em Pedagogia. Atua como docente da Universidade Paulista - UNIP, nos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia e Fisioterapia. É docente no Centro Universitário ICESP, nos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Docente no Instituto Brasileiro de Ensino e Cultura - DF, no curso de Educação Física. É membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário ICESP.

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Publicado

2019-10-30

Edição

Seção

Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos da Educação Física