Atitudes de professores do Ensino Fundamental e Médio frente ao bullying durante as aulas de Educação Física em algumas escolas públicas de Formosa- Goiás.

Clariane Ramos Lôbo, Cristiane da Silva Santos, Ney Marcos Alves de Souza

Resumo


O bullying tem duas classificações: direto, quando as vítimas são atacadas diretamente, ou indireto. O bullying direto são os apelidos, agressões físicas, ameaças, ofensas verbais ou expressões e gestos que geram ansiedade aos alvos, já o bullying indireto compreende indiferença, isolamento e difamação. O objetivo foi identificar as principais opiniões e atitudes dos professores perante o bullying que possivelmente pode ocorrer nos momentos das aulas (de Educação Física). Foi aplicado um questionário semiestruturado, com 9 perguntas objetivas e abertas, aos professores de escolas públicas que contemplavam as Séries Fundamentais de ensino e o Ensino Médio na cidade, a fim de captar os elementos relativos ao objetivo da pesquisa. Entendemos que os professores participantes conseguem identificar o que é bullying e tentam lidar com as intercorrências. Ainda assim é necessário cursos e projetos que capacitem de forma mais direta os professores que lidarão direto com a temática.
PALAVRAS-CHAVE: Bullying; Educação Física; Aulas práticas; Inclusão.

Palavras-chave


Bullying; Educação Física; Aulas práticas; Inclusão.

Texto completo:

PDF