INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO REGULAR: CONCEPÇÕES, ATITUDES E CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Gracy Kelly Pereira de Souza UCB
  • Elvio Marcos Boato UCB

Resumo

O presente estudo teve por objetivo verificar as concepções e atitudes dos professores de Educação Física (EF) em relação à inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas aulas de EF do ensino regular e o nível de capacitação desses professores para lidar com o processo de inclusão em suas aulas. A amostra foi constituída de 30 professores de EF da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário elaborado para este estudo, composto por 14 questões fechadas. A análise das respostas foi feita de maneira descritiva a partir dos resultados estatísticos obtidos e comparados com a literatura. Os resultados demonstram que as concepções e atitudes dos professores são contraditórias, divididas entre positivas para a inclusão e tendenciosas à segregação. Esse fato pode, em parte, ser explicado pelo fato dos professores que participaram da pesquisa não se considerarem capacitados para o atendimento de alunos com NEE nas aulas de EF em classes comuns, apesar de se mostrarem simpáticos ao processo. Sendo assim, o presente estudo, a partir das respostas dos professores e, em conformidade com a literatura, verificou a necessidade de um projeto de capacitação profissional que se inicie nos cursos de formação de professores e que se perpetue por toda sua vida profissional, visto que o professor é um dos principais agentes da inclusão educacional de alunos com NEE no ensino comum.

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Biografia do Autor

Gracy Kelly Pereira de Souza, UCB

Mornalista, webdesign

Elvio Marcos Boato, UCB

Coordenador do grupo de estudos em Educação Física Adaptada e Professor do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília.

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Edição

Seção

Edição Especial