INTERFERÊNCIA DA DOR NO OMBRO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA EM ADULTOS JOVENS

Autores

  • Pamela Silva Sousa TI-BR
  • Polyanna Lourenço Mota UCB
  • Adriano Reis UCB
  • César Roberto Silva UCB

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar se a dor no ombro interfere de alguma forma, na realização das atividades da vida diária de indivíduos jovens, entre 20 e 30 anos, utilizando o questionário DASH para avaliação da incapacidade funcional como instrumento de pesquisa. A combinação dos movimentos coordenados das quatro rticulações distintas, os músculos e as estruturas periarticulares envolvidos permitem que o braço e a mão sejam posicionados no espaço para uma ampla variedade de funções. A diminuição da amplitude de movimento articular (ADM) no ombro é extremamente comum, comprometendo a biomecânica dessa articulação, podendo ser causada por uma doença intrínseca, por uma patologia de estruturas periarticulares ou riginária de patologias. A amostra foi composta por 108 indivíduos entre 20 e 30 anos, todos residentes no Distrito Federal. Os voluntários assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido atendendo às orientações da resolução 196/96 do CNS, de 10/10/96. Os resultados observados no presente estudo levam à conclusão de que a faixa etária mais afetada nas suas atividades diárias por apresentar dor no ombro foi a de 23 a 28 anos. No Presente estudo as categorias B e C. Cabe ressaltar que todas as categorias apresentaram incidência de dor o que pode ocasionar maiores dificuldades para as AVDS com o envelhecimento desta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Silva Sousa, TI-BR

Aornalista, webdesign

Polyanna Lourenço Mota, UCB

Aluno do curso de Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília

Adriano Reis, UCB

Aluno do curso de Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília

César Roberto Silva, UCB

Prof. Dr. do curso de Educação Física na Universidade Católica de Brasília

Downloads

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa