A FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Natal da Silva, Tânia Mara Vieira Sampaio

Resumo


O presente estudo teve como objetivo observar se a formação acadêmica do corpo docente tem favorecido a inclusão dos alunos com deficiência auditiva nas aulas de Educação Física do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Cidade do Recanto das Emas/DF. Para tanto, a amostra foi composta por 25 professores de Educação Física, aos quais foi aplicado um questionário contendo 19 questões que abordavam a formação acadêmica, a prática profissional e a realidade institucional, fazendo referência à temática da inclusão. O resultado obtido possibilitou avaliar a necessidade de uma melhor abordagem sobre a realidade da pessoa com deficiência e a inclusão durante a formação acadêmica, bem como a necessidade de um programa dos gestores da educação em proporcionar ao corpo docente capacitação permanente sobre essa temática, isto tornaria a escola cada vez mais um lugar de todos e para todos sem distinção.

Palavras-chave


Deficiência; Inclusão; Educação Física Escolar.

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