FORMULAÇÃO DE TABELAS DE REFERÊNCIAS PARA A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS LOCALIZADOS PARA MULHERES PRATICANTES DAS MODALIDADES: GINÁSTICA LOCALIZADA, PARA SENHORAS E FITNESS

Autores

  • Eliane Jany Barbanti CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS(CEPEUSP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Rinaldo Artes CEPEUSP
  • Carmem Diva Saldiva de André CEPEUSP
  • Camila Poplawaski CEPEUSP

Resumo

Resumo Em todos os semestres, o CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da USP oferece programas de atividade física em diversas modalidades. As alunas das modalidades “Ginástica Feminina” – no CEPEUSP, denominada executivas, fitness e localizada, foram avaliadas através de testes para oito tipos de exercícios localizados, no início e fim do semestre letivo da Universidade de São Paulo-UPS. Os testes consistem em verificar o numero de repetições dos exercícios que cada aluna consegue executar, durante um minuto, sem interrupções. O objetivo foi a Construção de tabelas contendo valores de referência que permitam classificar o rendimento das alunas de acordo com a faixa etária, a modalidade e ocasião de coleta. A Função dos Exercícios Localizados é manter e desenvolver a força e a resistência de um determinado músculo ou grupo muscular. O principal objetivo dos exercícios localizados, sejam eles parte de uma aula de aeróbia ou uma aula completa de localizada, é melhorar a força e a resistência dos principais grupos musculares. O objetivo da ginástica localizada é aumentar a resistência muscular, servir de base para outras atividades físicas como a musculação e exercícios aeróbicos em geral. Permite apenas um ganho pequeno de massa muscular e não um aumento acentuado proporcionado pela musculação devido a peso utilizado nas aulas serem limitados Intervalos de Referência Utilizado quando o número de repetições não é afetado pela idade. O intervalo de referência de 90% é dado por onde é o quantil de ordem 95% na N(0,1). Curvas de Referência As curvas de referência de 90% para o número de repetições (Y) segundo a idade (X) são estimadas por: em que a e b são os estimadores usuais, e o QMR é o quadrado médio residual da regressão. Os resultados obtidos pela análise inferencial mostram para alguns exercícios e modalidades, que a idade é um fator importante no rendimento das alunas, nestes casos foram construídas curvas de referência segundo a idade e, como forma alternativa tabela com valores de referência segundo a faixa etária. Os exercícios agachamento no fim; peitoral no início para a modalidade fitness; peitoral no fim; glúteo direito e esquerdo no início; tríceps no fim; abdominal supra no fim; abdominal oblíquo no fim e abdominal inferior no início enquadram-se nesta situação. Para os demais exercícios e ocasiões de medida (agachamento no início, peitoral no inicio para as modalidades executivas e localizada, glúteo direito e esquerdo no fim, tríceps no início, abdominais supra e oblíquo no início e abdominal inferior no fim) Foram construídas tabelas com valores de referência, uma vez que a idade não apresentou influência significativa no desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Jany Barbanti, CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS(CEPEUSP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Prof.a MS ELIANE JANY BARBANTI Formação: Professora de Educação Física, formada pela Escola de Educação Física da USP. Mestrado em Psicologia do Esporte pela Universidade de IOWA - U.S. A. Coordenadora do NUPSEA - Núcleo de Psicologia de Esportes e Exercícios Físicos do CEPEUSP. Ministra Exercícios Físicos para o tratamento complementar da depressão, grupos antitabagismo e dependentes químicos em recuperação. Professora e Coordenadora do Fitness no CEPEUSP de 1985 até 2008.

Rinaldo Artes, CEPEUSP

Centro de Práticas Esportivas(CEPEUSP) da Universidade de São Paulo

Carmem Diva Saldiva de André, CEPEUSP

Centro de Práticas Esportivas(CEPEUSP) da Universidade de São Paulo

Camila Poplawaski, CEPEUSP

Centro de Práticas Esportivas(CEPEUSP) da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2010-08-29

Edição

Seção

Interação