ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ESCOLARES DE PLANALTINA-DF

Rafael André Araújo, Benedito Carvalho Vasconcelos

Resumo


O movimento está presente em todos os momentos da nossa vida, ou seja, da ontogênese a velhice. O desenvolvimento motor é um processo de mudanças continuas de movimentos simples e não organizados para realização de habilidades altamente complexas. É na infância que se verifica sua parte da aquisição e a retenção de um amplo aspectro de habilidades motoras. Portanto o objetivo deste estudo foi avaliar o grau de desenvolvimento motor em escolares em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Planaltina- DF. A amostra foi composta por 27 alunos, (6 a 7 anos). Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Masculino (GM; n=14) escolares do gênero masculino e Grupo Feminino (GF; n=13) escolares do gênero feminino. O instrumento utilizado foi à matriz de análise dos padrões fundamentais de movimentos, proposto por Gallahue (2001). Trata-se de um estudo de corte transversal, onde os resultados como medidas de prevalência. GM: Estágio inicial (36%); Estágio Elementar (43%); Estágio Maduro (21%). GF: Estágio inicial (31%); Estágio Elementar (54%); Estágio Maduro (14%). Observou-se que escolares na faixa etária entre 6-7 anos dos grupos GM e GF situaram-se no estágio elementar do desenvolvimento motor. Entretanto, o GF apresentou uma prevalência em relação ao GM. Por outro lado o GM, apresentado em escolares com predominância nos estágios inicial e maduro.

Palavras-chave


Desenvolvimento motor, crianças, movimentos fundamentais.

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