O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DA EPIDEMIA DA OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Rafael André Araújo Faculdade Santa Terezinha - FST
  • Ahécio Kleber Araújo Brito Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Martins da Silva Universidade Católica de Brasília

Resumo

O objetivo deste ensaio é contextualizar o papel da educação física escolar na prevenção e controle da obesidade em crianças e adolescentes, uma vez que a educação física, pela sua especificidade com as experiências corporais, possa a se tornar um espaço possível para definição de ações educativas no combate a epidemia da obesidade em crianças e adolescentes. Nos últimos anos o número de indivíduos com sobrepeso e obesidade vem sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 1998), como uma “epidemia de proporções mundiais” tendo sido reconhecida como doença e uma questão de saúde pública. Dada a prevalência da obesidade entre crianças e adolescente no Brasil e a relevância da prevenção dessa enfermidade, a escola tem sido considerada o melhor espaço para a realização do levantamento de dados sobre a enfermidade e para as intervenções necessárias, isso porque, grande parte dessa população freqüenta a escola, é influenciada pelos professores, principalmente os professores de educação física que tem contato, mas próximo com os alunos, dado às características da disciplina. A educação física escolar, tanto quanto outras áreas do conhecimento passam por uma crise de identidade. Há algum tempo, a disciplina vem sofrendo influências e conseqüências sócio-históricas. Diante dos elevados índices de prevalência já configurados de obesidade e das conseqüências que ela provoca em todas as faixas etárias, se fazem necessário que os profissionais de saúde tenham uma conduta mais agressiva para o diagnóstico e prevenção e controle desta enfermidade. No caso das crianças e adolescentes, a conscientização sobre o problema deve incluir informações e aconselhando sobre hábitos alimentares e prática de atividade física para aplicação no dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael André Araújo, Faculdade Santa Terezinha - FST

Mestrado em Educação Física no PPGEF da Universidade Católica de Brasília – UCB Professor do Curso de educação física da Faculdade Santa Teresinha/ Anhanguera - DF prof.rafaelandre1@gmail.com

Ahécio Kleber Araújo Brito, Universidade Federal do Piauí

Professor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI

Francisco Martins da Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto Portugal Professor do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília - UCB

Downloads

Publicado

2010-08-29

Edição

Seção

Interação