A DANÇA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE PORTEIRINHA/MG: ANÁLISE DA SUA APLICABILIDADE E METODOLOGIAS

Wilney Fernando Silva, Darjane Silva Alves, Gersiane Franciere Freitas Ribeiro

Resumo


A Dança na escola contempla uma nova proposta de ensino que abrange fundamentos da Dança-Educação e da Dança Educativa Moderna. Diferentemente das tradicionais e já conhecidas técnicas, a Dança aplicada ao conteúdo escolar não pretende formar bailarinos, antes disso, consiste em proporcionar ao aluno um contato mais efetivo e intimista com a possibilidade de se expressar criativamente através do movimento. O presente estudo tem como objetivo verificar como se desenvolve o conteúdo Dança nas aulas de Educação Física das escolas da rede estadual de Ensino Fundamental na cidade de Porteirinha/MG e como ele é integrado ao currículo escolar, buscando, dessa forma, analisar a sua aplicabilidade por parte dos professores. Utilizou-se como técnica de coleta de dados um questionário estruturado. Este trabalho tem fulcro relevante por permitir aos profissionais de Educação Física e demais interessados na área a contextualização e discussão de um dos conteúdos mais ricos para se trabalhar a expressão corporal e o movimento na escola, uma vez que a dança é tida como uma expressão natural do ser humano.

Palavras-chave


Dança, Educação Física Escolar, Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF