CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A PRÁTICA DE ATLETISMO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA DISPONÍVEL EM BASES VIRTUAIS

Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumo


Este estudo exploratório-descritivo, pautado na abordagem quantitativa documental e de base terciária, teve como objetivo mapear a produção científica relacionada á prática de atletismo na infância e adolescência com foco na contribuição da educação física no período de 1975 á 2010. Os dados coletados foram obtidos através das bases virtuais contidas na biblioteca virtual em saúde BIREME, sendo extraídas das bases MEDLINE e LILACS. Para identificar as publicações foram empregados os descritores “atletismo-infancia”, “atletismo-criança”, “atletismo-adolescente” e “atletismo- adolescência”, além das modalidades específicas com cada faixa etária. Foram encontrados 20.542 artigos publicados durante o período que abrange os anos de 1975 á 2010, após leitura crítica ficaram 162, sendo que no final da triagem restaram (22). O idioma mais freqüente foi o inglês (90,91%), a prática de atletismo abordada foi a corrida (22) e a área de maior publicação foi a fisiologia (72,73%). No entanto, a contribuição da Educação Física nas publicações se mostrou escassa (22). É preciso ressaltar que podem existir publicações sobre o atletismo na infância e adolescência não cadastradas em bases virtuais ou disponíveis em bases de menor relevância na área da saúde. Se faz necessária a unificação das bibliotecas virtuais em saúde, facilitando o acesso á todas as publicações cientificas existentes sobre o assunto.

Palavras-chave


Atletismo; Esporte; Criança; Adolescência; Base virtual

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