PERCEPÇÃO DO PROFESSOR QUANTO A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Bibiano Madrid Universidade Católica de Brasília
  • Milena Lopes Universidade Católica de Brasília
  • Lisandro Ramos Feitosa
  • Sandra Mara Bessa Ferreira Universidade Católica de Brasília
  • Ferdinando Oliveira Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Resumo

O currículo escolar compõe a vivência de experiências previamente determinadas visando o alcance dos objetivos estabelecidos. O objetivo do presente estudo foi verificar a percepção dos professores quanto à participação da comunidade escolar e local na construção do currículo escolar em escolas públicas e particulares do Distrito Federal localizadas na cidade satélite do Gama, Brasil. 53 questionários foram respondidos por professores em quatro escolas, sendo duas da rede de ensino particular e outras duas da rede pública. Os resultados mostraram haver pouca participação da comunidade escolar na construção do currículo escolar e conseqüentemente na formação do projeto político pedagógico. Conclui-se que currículo escolar não tem a participação da sociedade em todos os aspectos de sua construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiano Madrid, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). Laboratório de Avaliação Física e Treinamento (LAFIT-UCB-DF).

Milena Lopes, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Educação Física (UCB-DF).

Lisandro Ramos Feitosa

Professor Especialista em Educação Física Escolar da Rede pública Municipal do Rio de Janeiro (SME).

Sandra Mara Bessa Ferreira, Universidade Católica de Brasília

Professora do Curso de Pedagogia (UCB-DF). Mestre em Educação (UCB-DF).

Ferdinando Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutorando em Educação Física (UCB-DF).

Downloads

Publicado

2011-09-19

Edição

Seção

Interação