Incidência e finalidade de jogos de uma aula de educação física da primeira fase do ensino fundamental.

Luciana Vieira dos Santos, Jorge Algusto Borges Serique

Resumo


O objetivo desse estudo foi identificar a incidência de diferentes jogos com
suas finalidades educativas em uma aula de Educação Física da primeira fase
do Ensino Fundamental de uma escola particular do Distrito Federal. Aplicou-se
um método de observação com um roteiro pré-determinado no intuito de se
recolher os dados. O foco principal do roteiro foi baseado na organização
desses jogos, a ação do professor e do aluno, ao qual verificaria se nessas
aulas o professor trabalharia com os conteúdos pedagógicos. O grupo foi
composto por 40 crianças, sendo 18 meninas e 22 meninos, caracterizando-se
assim uma turma com ambos os sexos. Concluiu-se no presente estudo, que
alunos entre 8 e 9 anos de idade realizam aulas de Educação Física Escolar
com poucos jogos, onde a ação do professor é voltada para o movimento como
fim. Pelos resultados alcançados, foi verificado que o professor de Educação
Física realiza sua aula priorizando a parte motora, não evidenciando os
aspectos cognitivo, afetivo e social.

Palavras-chave


Ensino Fundamental, Educação Física, Jogos

Texto completo:

PDF