COMPARAÇÃO DA RESPOSTA DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DE ATLETAS JOVENS SUBMETIDOS A DIFERENTES INTERVALOS DE RECUPERAÇÃO

Autores

  • Michel Santos Da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Thiago Santos Da Silva Universidade de Brasília
  • Lucas Cezar Vilela Mendes Universidade Catolica de Brasilia
  • Márcio Rabelo Motta Centro Universitário de Brasília
  • Vinícius De Oliveira Damasceno Universidade Salgado de Oliveira
  • Francisco Martins Da Silva Universidade Católica de Brasília

Resumo

Introdução: A popularidade do treinamento resistido com pesos se deve, principalmente, ao fato de ele ser considerado um componente primordial dos programas de condicionamento físico que objetivam a melhora do desempenho esportivo. Entretanto, a utilização da PSE no treinamento resistido é incomum, com poucas referências na literatura. Objetivo: este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos de diferentes intervalos de recuperação (30, 60 ou 120 segundos) na intensidade de (10RM) na resposta da percepção subjetiva de esforço (PSE). Materiais e métodos: foram selecionados 23 adolescentes do sexo masculino que foram submetidos à adequação de cargas de (10RM) e um intervalo de recuperação (30, 60 ou 120 segundos), onde ao final de cada série foi pedido para o avaliado apontar o esforço percebido na escala OMNI-RES. A análise estatística utilizada foi de forma descritiva (média e desvio padrão). O nível de significância adotado foi de 0,05. Resultados: não foram encontradas diferenças significativas entre a intensidade de 10RM nos intervalos de 120, 60 e 30 segundos. Apenas o intervalo de 120 segundos apresentou diferença em relação ao intervalo de 30 segundos. Discussão: Provavelmente, a elevação das concentrações de metabólitos nos músculos exercitados seria a principal responsável pela elevação da PSE Uma maior ativação dos sensores musculares e tendíneos, que parecem ser os principais responsáveis pela a percepção do esforço nos exercícios de contra-resistência, juntamente com o custo metabólico parece ser uma possível explicação para esse comportamento da PSE. Conclusão: que a PSE apresenta respostas diferentes com intervalos diferenciados para a mesma carga.

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Biografia do Autor

Michel Santos Da Silva, Universidade Católica de Brasília

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Mestrado pela Universidade Católica de Brasília.

Thiago Santos Da Silva, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Mestrando pela Universidade de Brasília.

Lucas Cezar Vilela Mendes, Universidade Catolica de Brasilia

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.

Márcio Rabelo Motta, Centro Universitário de Brasília

Doutor pela Universidade Católica de Brasília.

Vinícius De Oliveira Damasceno, Universidade Salgado de Oliveira

Docente da Universidade Salgado de Oliveira, Juiz de Fora- Minas Gerais.

Francisco Martins Da Silva, Universidade Católica de Brasília

Diretor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2012-05-03

Edição

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