A RELAÇÃO HISTÓRICA SOBRE AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise sobre a perspectiva do concurso público federal do IFSP

KLEBER TUXEN CARNEIRO, HELENA BRANDAO VIANA, RICARDO LEITE CAMARGO

Resumo


A relevância do tema presente neste artigo, advém da grande precariedade existente sobre a análise dos concursos públicos realizados no Brasil. Deste modo, uma reflexão a propósito do tema poderá contribuir para conhecermos a conjuntura atual da Educação Física Escolar e seus desdobramentos pedagógicos. Sendo assim, o objetivo central desse artigo é refletir, a respeito das solicitações formativas exigidas para os concursos públicos. Portanto, buscou-se discutir a relação existente entre: a coerência do processo avaliativo, e sua aplicabilidade para desempenho da atividade profissional exigida pela função. Desse modo, procurou-se entender os pressupostos teóricos construídos historicamente na formação do professor de Educação Física e a congruência entre as contingências do exercício profissional e as predominâncias teóricas em consonância com o modelo de avaliação proposto pelo concurso público. Dito de outro modo, o que buscou-se investigar foram as diferentes tendências pedagógicas existentes na formação dos professores de Educação Física e qual predominância teórica solicitada por esta avaliação. Para tal investigação nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, a partir do método de análise do conteúdo, proposto por Bardin (1977).
Palavras-Chave: Formação Profissional, Educação Física, Concursos, História, Tendências Teóricas.

Palavras-chave


Educação Física, Concursos, História.

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