A RELAÇÃO HISTÓRICA SOBRE AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise sobre a perspectiva do concurso público federal do IFSP

Autores

  • KLEBER TUXEN CARNEIRO FACULDADES NETWORK
  • HELENA BRANDAO VIANA FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLANDIA
  • RICARDO LEITE CAMARGO UNESP

Resumo

A relevância do tema presente neste artigo, advém da grande precariedade existente sobre a análise dos concursos públicos realizados no Brasil. Deste modo, uma reflexão a propósito do tema poderá contribuir para conhecermos a conjuntura atual da Educação Física Escolar e seus desdobramentos pedagógicos. Sendo assim, o objetivo central desse artigo é refletir, a respeito das solicitações formativas exigidas para os concursos públicos. Portanto, buscou-se discutir a relação existente entre: a coerência do processo avaliativo, e sua aplicabilidade para desempenho da atividade profissional exigida pela função. Desse modo, procurou-se entender os pressupostos teóricos construídos historicamente na formação do professor de Educação Física e a congruência entre as contingências do exercício profissional e as predominâncias teóricas em consonância com o modelo de avaliação proposto pelo concurso público. Dito de outro modo, o que buscou-se investigar foram as diferentes tendências pedagógicas existentes na formação dos professores de Educação Física e qual predominância teórica solicitada por esta avaliação. Para tal investigação nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, a partir do método de análise do conteúdo, proposto por Bardin (1977). Palavras-Chave: Formação Profissional, Educação Física, Concursos, História, Tendências Teóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KLEBER TUXEN CARNEIRO, FACULDADES NETWORK

GRADUADO EM EDUCACAO FISICA PELA FAH - SP MESTRE PELA UNESP

HELENA BRANDAO VIANA, FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLANDIA

PROFESSORA TITULAR NA FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLANDIA CURSO EDUCACAO FISICA DOUTORA EM EDUCACAO FISICA PELA UNICAMP

RICARDO LEITE CAMARGO, UNESP

PROFESSOR TITULAR NA FACULDADE DE EDUCACÀO DA UNESP - SP - BRASIL

Downloads

Publicado

2014-01-27

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa