Educação Física Escolar na sociedade contemporânea: Desafios e perspectivas

Autores

  • Deyvid Souza Rizzo UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados
  • Warley Carlos Souza UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Aparentemente, a educação atual – principalmente a escolar – vem sendo incumbida de algumas responsabilidades e finalidades muito mais abrangentes que o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno ou o trabalho com fórmulas, interpretação de textos, questões da história, assim como transmissão de valores sociais, morais e éticos. Esta situação pode ser um reflexo do momento histórico por que a sociedade contemporânea esta passando, decorrente das mudanças sócio-econômicas que a globalização traz consigo. O texto se constitui a partir de uma revisão de literatura, a partir disso, o estudo objetiva demonstrar o modo como a Educação Física lida ou tenta lidar com tais premissas, pois acredita-se que existe a necessidade da compreensão de alguns instrumentos influenciadores atuantes numa juventude que se vê alienada por meios de comunicação e modismos que a mídia relaciona a padrões ou modelos de beleza e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Souza Rizzo, UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (2009), pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Adaptada e Inclusiva pela Instituição de Ensino Superior de Nova Andradina (2009), docente no ano letivo de 2010 na FATEC - Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina. Atualmente faz parte do corpo docente da UFGD Universidade Federal da Grande Dourados, lecionando no Curso de Educação Física, também é mestrando em Educação na linha de pesquisa Educação e Diversidade (UFGD) e está delineando um projeto focando "Corpo, cultura e identidade no contexto escolar,como o enredo das diferenças".

Warley Carlos Souza, UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacação fisica inclusiva, ensino fundamental, deficiencias, indisciplina, medicalizacao escolar, tda/h.

Downloads

Publicado

2014-07-17

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa