O PERFIL DO PROFESSOR QUE ESTIMULA A AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Aurenildes Brasil, Luiz Síveres

Resumo


No contexto educacional a autonomia é considerada como uma maneira de se posicionar e se constituir, pessoal e profissionalmente, na relação com os outros. Essa ideia é complementada por Contreras (2002), ao explicar que numa perspectiva autonômica o profissional encontra-se continuamente em busca de aprendizagem e da reconstrução de seus saberes. A partir disso, entende-se que problematizar a função do professor é determinante para compreender o processo de efetivação da autonomia no processo pedagógico, principalmente para entender como se pode estabelecer a relação de aprendizagem nesta perspectiva. Para tanto, acredita-se que a tentativa de caracterização do perfil desse profissional e do significado de sua atuação é fundamental para vislumbrar a formação de cidadãos críticos, reconstrutores de seus conhecimentos e transformadores da realidade através de suas relações. Neste estudo, de caráter qualitativo e exploratório, objetivou-se investigar as características pedagógicas que propiciam a construção do processo de autonomia na relação entre professor e estudante, num curso de graduação em Educação Física - licenciatura.

Palavras-chave


Autonomia. Perfil profissional. Relação professor e estudante.

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