PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Fabiano Augusto Teixeira, Alexandra Folle

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a participação de alunos nas aulas de Educação Física, considerando idade, gênero, série e prática esportiva extraclasse. Participaram do estudo 86 alunos 5ª a 8ª série. Na coleta de dados utilizou-se um questionário, o qual foi analisado a partir de frequência e percentual dos dados, enquanto a análise inferencial foi realizada por meio do teste Qui-quadrado. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes declarou participar efetivamente das aulas de Educação Física, não se encontrando diferenças estatísticas significativas entre as variáveis estudadas. Neste sentido, conclui-se que os alunos, das séries finais do ensino fundamental, percebem-se como participantes das aulas de Educação Física ministradas por estudantes universitários.

Palavras-chave


Séries finais; Motivação; Estudantes universitários.

Texto completo:

PDF