GRAU DE CONHECIMENTO E COMPROMETIMENTO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA OS TERCEIRO E QUARTO CICLOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PETRÓPOLIS

Ana Paula Ramos Junqueira, Davi Moreira Damico, Rubem Machado Filho

Resumo


O presente estudo tem como objetivo principal investigar qual a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de Educação Física sobre os conteúdos das aulas de professores formados antes e depois de sua edição. Pretende-se ainda mostrar como professores das redes pública e privada de Petrópolis utilizam as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física para formularem os conteúdos para suas aulas no segundo segmento do ensino fundamental e detectar qual o nível de influência dos PCNs de Educação Física em professores formados antes e depois da sua edição. Não se pretende neste estudo defender ou renegar o documento, apenas investigar em que aspectos as orientações influenciam os conteúdos das aulas dos professores de Educação Física em Petrópolis para os terceiro e quarto ciclos. Foi realizada uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento questionários semiestruturados aplicados a 20 professores de Educação Física de Petrópolis, sendo 10 deles formados antes da edição dos PCNs e 10 formados após. Tanto para os formados antes quanto para formados após a edição dos PCNs, metade dos respondentes pertencia (5) à rede pública e a outra metade à rede privada de ensino. Os dados coletados tiveram um tratamento qualitativo e os resultados encontrados foram discutidos à luz dos autores com que o estudo dialoga. As hipóteses levantadas não foram confirmadas, visto que os PCNs não influenciam de formas diferentes professores formados antes e após a sua edição.

Palavras-chave


Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física; Ensino Fundamental;

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