Análise perceptiva da inserção dos jogos cooperativos no ensino fundamental – anos iniciais

Thiago Barcelos Fontoura, Tamara Biasi Donadel, Rosalvo Luis Sawitzki

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de observações, as mudanças de atitude e de comportamento com a inserção de jogos cooperativos para alunos do ensino fundamental em uma escola estadual na cidade de Santa Maria - RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram observados o comportamento e as atitudes dos estudantes em suas relações interpessoais e com os bolsistas do PIBID, durante as aulas de Educação Física. O relatório da experiência de ensino vem da inserção realizada, a partir de aulas ministradas três dias por semana, tornadas possíveis pelo PIBID, envolvendo, durante quatro meses, oitenta e cinco estudantes da segunda, terceira e quarta séries do ensino fundamental. O principal resultado observado, no final do estudo, foi a melhora visível na relação entre alunos do ensino fundamental de diferentes classes, bem como entre esses e os alunos bolsistas do PIBID.

Palavras-chave


Comportamento; Jogos Cooperativos; Ensino Fundamental.

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