Análise perceptiva da inserção dos jogos cooperativos no ensino fundamental – anos iniciais

Autores

  • Thiago Barcelos Fontoura Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Tamara Biasi Donadel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de observações, as mudanças de atitude e de comportamento com a inserção de jogos cooperativos para alunos do ensino fundamental em uma escola estadual na cidade de Santa Maria - RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foram observados o comportamento e as atitudes dos estudantes em suas relações interpessoais e com os bolsistas do PIBID, durante as aulas de Educação Física. O relatório da experiência de ensino vem da inserção realizada, a partir de aulas ministradas três dias por semana, tornadas possíveis pelo PIBID, envolvendo, durante quatro meses, oitenta e cinco estudantes da segunda, terceira e quarta séries do ensino fundamental. O principal resultado observado, no final do estudo, foi a melhora visível na relação entre alunos do ensino fundamental de diferentes classes, bem como entre esses e os alunos bolsistas do PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Barcelos Fontoura, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduando do curso Educação Física Licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tamara Biasi Donadel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda do curso Educação Física Licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Prof. Dr do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2014-07-17

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa