AS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS

Joseny Fonseca da Silva, Carlo Henrique Golin, João Bartolomeu Neto, Lilian Alves Pereira, Ricardo Yukio Asano, Jackson Carlos Silva

Resumo


As academias de musculação podem ser consideradas como espaço de educação não-formal, especialmente por envolverem processos de formação das pessoas nos seus “cuidados” com o corpo. O objetivo do estudo foi analisar os princípios norteadores do trabalho pedagógico de professores de Educação Física que atuam em academias de musculação. Participaram do estudo quatro profissionais de Educação Física. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista, seguindo um roteiro estabelecido com técnica de compreensão, interpretação e análise do discurso. Foi possível observar que os entrevistados consideram a academia um espaço de ensino significativo, mas com uma maior preocupação aos aspectos motores e visando apenas o desenvolvimento das valências físicas.

Palavras-chave


Academias. Musculação. Formação.

Texto completo:

PDF PDF