ESPORTE: UM OLHAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR BAIANOS

Autores

  • Cristiano de Sant'anna Bahia Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mário Campos Neto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Élcio Herlon Rocha Lima Rede Estadual da Bahia
  • Ricardo Franklin de Freitas Mussi Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este estudo objetivou identificar as concepções dos professores de Educação Física em dois Colégios da Polícia Militar baianos acerca do esporte e de suas possibilidades educacionais. Como investigação de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizou-se de questionário semiestruturado, aplicado a 12 professores de educação física de escolas militares. Os resultados evidenciaram que o esporte é o principal conteúdo pedagógico da Educação Física dos Colégios da Polícia Militar de Ilhéus e Itabuna, como prática tecnicista ou direcionado à formação humana e crítica dos estudantes. A concepção dos professores destas escolas é híbrida, composta pela abordagem tecnicista, atrelada a questões físicas, técnicas e táticas para formação do estudante-atleta, e pela abordagem crítica, ligada à formação humana e integral do indivíduo por meio do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano de Sant'anna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Assistente de Educação Física do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz de Ilhéus BA.

Mário Campos Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado Educação Física, licenciatura plena, pela Faculdades Montenegro. Especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor, coordenador de Educação Física Escolar da Rede Estadual da Bahia. Professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), UESC-BA.

Élcio Herlon Rocha Lima, Rede Estadual da Bahia

Graduado em Educação Física, licenciatura plena, pela Faculdades Montenegro. Especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Diretor escolar da rede Estadual da Bahia.

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Universidade do Estado da Bahia

Professor de Educação Física Auxiliar do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV.

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa