CLASSIFICAÇÃO DOS ADOLESCENTES ESCOLARES DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO SEGUNDO O ESTÁGIO DE MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO

Autores

  • caroline moura ramos universidade federal de pernambuco
  • Flávio Campos Campos Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O objetivo do estudo foi classificar a prática da atividade física segundo a teoria dos estágios de mudança de comportamento relacionada de acordo com os fatores sociodemográficos, econômicos e comportamentais em adolescentes estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Trata-se de um estudo transversal com uma amostra de 102 adolescentes (14 - >19 anos), escolares da rede pública estadual de ensino médio selecionados em processo amostral por conglomerados em dois estágios. Os dados foram coletados através do instrumento Global School-based Student Health Survey, adotando-se a seguinte classificação para os estágios de mudança de comportamento: 1. Pré-contemplação, aqueles que responderam “Não sou e não pretendo me tornar fisicamente ativo nos próximos 6 meses”; 2. Contemplação, aqueles que responderam “Não sou, mas pretendo me tornar fisicamente ativo nos próximos 6 meses”; 3. Preparação, aqueles que responderam “Não sou, mas pretendo me tornar fisicamente ativo nos próximos 30 dias”; 4. Ação, aqueles que responderem “Sou fisicamente ativo há menos de 6 meses”; e 5. Manutenção, aqueles que responderem “Sou fisicamente ativo há mais de 6 meses”. Foram considerados inativos os estudantes classificados nos estágios 1, 2 e 3, e ativos os estudantes classificados nos estágios 4 e 5. Dos adolescentes investigados, verificou-se que 48% e 52% dos sujeitos, respectivamente, encontravam-se classificados nos estágios referentes a um comportamento ativo e inativo. A maioria dos estudantes classificados como inativos fisicamente foi maior no sexo feminino. Estes achados podem ser úteis para o desenvolvimento de programas de promoção de atividades físicas, com atenção especial aos estudantes do sexo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

caroline moura ramos, universidade federal de pernambuco

Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde – Saúde da Família, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Flávio Campos Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do departamento de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-10-10

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa