A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR COMO LOCAL DE INTERVENÇÃO DE TEMÁTICAS SOBRE ESTILO DE VIDA

Joni Marcio de Farias, Vanise Ferreira Vieiro

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar a efetividade de ações de educação em saúde sobre os parâmetros de alimentação saudável, atividade física e educação postural na sensibilização de um estilo de vida mais saudável de adolescentes matriculados em duas escolas públicas do município de Criciúma, Santa Catarina. O estudo foi temporal, prospectivo, e analítico, realizado em duas escolas estaduais da rede pública, divididas em dois grupos: (E1) Ensino Fundamental e (E2) Ensino Médio. A amostra foi composta por 109 adolescentes, de ambos os gêneros, com idade entre 11 a 17 anos. Foram aplicados questionários (pré e pós ação). Os dados foram exportados para o SPSS versão 20.0. O nível de significância ? estabelecido para os testes estatísticos foi de ? 0,05 e um intervalo de confiança de 95%. Verificou-se aumento significativo de conhecimento nas temáticas sobre alimentação saudável (3,86±1,395/ 4,64±1,67), atividade física (4,52±1,696/ 5,10±1,46) e educação postural (4,03±1,50/5,02±1,49). Em relação ao gênero, ambos apresentaram ganho de conhecimento. As ações realizadas no âmbito escolar demonstram efetividade no ganho de conhecimento pelos escolares, não foi avaliado a mudança de comportamento após o ganho de conhecimento

Palavras-chave


Adolescente; Educação em Saúde; Estilo de Vida; Saúde Coletiva

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