REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA UAB/UnB

Fernanda Cruvinel, Uelton Gomes Martins

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso, descritivo-exploratório, que propõe investigar os limites e potencialidades da proposta metodológica do curso de licenciatura em Educação Física (EF) à distância da Universidade de Brasília (UnB) através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir da percepção dos estudantes. Assim, esta pesquisa buscou relacionar a experiência com a metodologia de ensino da UAB, no que tange aspectos relacionados ao: (1) polo; (2) encontro presencial; (3) ferramentas do Moodle; (4) tutor presencial; (5) tutor à distância; (6) linguagem; (7) principais dificuldades; (8) e o perfil dos alunos do município de Barretos-SP (turma UAB II). Como resultados foram mapeados: insuficiência de vivências práticas nos encontros presenciais; importância e necessidade do polo de apoio presencial; presença positiva do tutor presencial; ausência do tutor à distância; e a “falta de tempo” como a principal dificuldade no decorrer do curso.

Palavras-chave


Educação Física, Educação a distância, Proposta metodológica, Universidade de Brasília, Sistema Universidade Aberta do Brasil

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